domingo, 15 de setembro de 2013

Caderno de Intervenção

Atividade 2 - Tirinha
(data de entrega: 18/09)

  1. Através de pesquisa, destacar uma tirinha (pode ser recortada de revista, jornal, livro, ou pode ser impressa caso seja retirada da internet);
  2. Colar a tirinha no caderno de intervenção;
  3. Citar a fonte pesquisada e o autor da tirinha;
  4. Produzir um texto em que você faça uma breve interpretação da tirinha, de no mínimo 5 e máximo 10 linhas;
  5. Corrigir a ortografia através de consulta ao dicionário. O texto não deve apresentar erros ortográficos.

ATENÇÃO: Cada aluno deve apresentar uma tirinha diferente, e o texto produzido não deve ser cópia de colega ou de internet, livro revista etc. Vejam o exemplo abaixo (mas não copiem).

Exemplo modelo


Atividade 2 - Tirinha


Autor: Fernando Gonsales
Fonte: Livro - Níquel Náusea: com mil demônios! São Paulo: Devir, 2002. p. 32.

Nessa tirinha, a mulher acha estranha a maneira de o papagaio pronunciar certas palavras, ao perceber que “ele fala tudo errado”. Diante disso, ela toma a decisão de devolver o animal ao antigo dono, e é nesse exato momento (segundo quadrinho) que ela (e o leitor também) percebe que o antigo dono apresenta o mesmo tipo de pronúncia observada no papagaio. Daí, pode-se concluir que o modo de falar (pronunciar) depende do contato social em que está inserido aquele que vai ou está aprendendo a falar.

2 comentários:

  1. Professor posso criar minha própria tirinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Daniel. Procure fazer algo criativo, e não esqueça de produzir o texto comentando sobre a tirinha.
      Abr.,
      Prof. Aderson

      Excluir