segunda-feira, 16 de abril de 2018

Carta aberta à comunidade escolar


Ouro Preto, 15 de abril de 2018.
As trabalhadoras e trabalhadores pró-greve da Escola Estadual Dom Velloso vêm comunicar que, em mais uma assembleia estadual, ocorrida em 10/4/18 em Belo Horizonte, a categoria dos trabalhadores/as da Educação do Estado de Minas Gerais votou pela continuidade da greve, tendo em vista que o governo não apresentou proposta suficiente para as reivindicações que motivaram a greve: pagamento do Piso, fim do parcelamento dos salários, o parcelamento do 13º salário, uma série de retroativos do Piso Salarial que ainda o governo deve à categoria, os problemas e sucateamento do IPSEMG, retroativos de férias-prêmio, carreira, promoções e progressões que não foram pagas, assim como o retroativo do ADVEB, Adicional de Valorização da Educação Básica. 

Na última assembleia nos foi proposto pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), por iniciativa do deputado estadual Rogério Correia, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que incluirá na Constituição Estadual a obrigatoriedade de o Estado de Minas Gerais pagar o Piso Nacional, transformando essa questão numa política de Estado, o que garante que o reajuste anual do Piso não dependa de submissão de lei à ALMG (como vem acontecendo anualmente, causando desgaste para a categoria).

A PEC pode ser tramitada para além do dia 10/4. É nesse sentido que a categoria aprovou a continuidade da greve, para pressionar o governo e os deputados a darem início à tramitação e votação dessa PEC. Na próxima terça-feira, 17/4, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) terá uma reunião com a presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para verificar o procedimento e cronograma para tramitação e votação da PEC.

A próxima assembleia dos/as trabalhadores/as da educação para deliberar pela continuidade ou não da greve acontecerá na quarta, 18/4.

Ressaltamos que se trata também de uma luta por dignidade e melhoria na qualidade do ensino. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos nessa luta que é de todos.


Trabalhadores/as pró-greve da E.E. Dom Velloso


Nenhum comentário:

Postar um comentário