Estimados(as) estudantes e comunidade escolar, na última assembleia do sindicato dos(as) servidores(as) da educação de Minas Gerais, dia 14/5,
a categoria votou por aceitar a proposta atual apresentada pelo governo. Dentre as melhorias apresentadas, está a questão do pagamento do piso salarial nacional, que deve ser cumprido até 2017 (o valor atual do piso é R$1.915,00, que ainda não é pago em Minas). Mas ressalta-se que as propostas ainda devem passar pela Assembleia Legislativa para serem votadas pelos deputados (a votação deve acontecer em 16/5).
Isso tudo significa que
o movimento de greve por uma educação de qualidade não deve acontecer nesse momento (nesse ano talvez). No entanto a luta não deve parar, pois ainda é notória a precariedade das condições de trabalho da grande maioria dos(as) servidores(as) do estado. Nossas escolas, em sua maioria, precisam de reformas e adaptações; o quadro de servidores(as) ainda é insuficiente para atender as demandas da escola; o salário dos servidores ainda assombram a casa dos R$1.000,00 (uns abaixo e outros um pouco acima), valor esse insuficiente para que um(a) trabalhador(a) sustente com dignidade a estrutura de uma família.
No link abaixo é possível visualizar o acordo assinado entre sindicato e governo.
http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/15-05-15-Acordo-Assinado.pdf